terça-feira, 15 de maio de 2012

Crescimento pessoal e profissional

Em meados de fevereiro, fiquei sabendo das inscrições para o curso Leitura e Escrita em Contexto Digital e, minha primeira reação foi dizer que não faria inscrição, pois acabara de finalizar uma especialização de um ano, também em ambiente virtual. No entanto, logo que assisti à videoconferência percebi que este primeiro curso poderia dar embasamento para meu trabalho como coordenadora e, desta forma, poderia auxiliar mais efetivamente alguns professores que apresentam certas dificuldades em utilizar a leitura e a produção de textos em suas aulas.
Como já participei de vários cursos em ambiente virtual, não tive muitas dificuldades em utilizá-lo, mas diferentemente de outros, considero que os fóruns deste curso foram extremamente produtivos, com discussões pertinentes aos conteúdos e as intervenções da tutora contribuíram positivamente para orientar nossos trabalhos e fazer com que focássemos nas questões propostas.
A leitura e escrita sempre fizeram parte de minha vida e narrar os primeiros contatos com este mundo trouxe boas recordações e reavivou, em mim, algumas práticas. Além disso, analisar os diferentes gêneros textuais, assim como seus portadores, os procedimentos e capacidades envolvidos na leitura enriqueceram meus conhecimentos e apontaram novas possibilidades de trabalho com os alunos.
Apesar de já participar de sites de relacionamento e fazer uso dos recursos da internet há algum tempo, considero que a grande contribuição deste curso foram as discussões sobre a leitura e escrita na cibercultura. Como professores, precisamos conhecer e saber usar as novas tecnologias, a fim de proporcionarmos aos nossos alunos um aprendizado significativo. Neste sentido, a construção do blog foi um desafio prazeroso, que me levou à pesquisa e compartilhamento de ideias com os demais cursistas.
Maria Carolina Freitas Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário